Tudo que você precisa saber sobre as Doenças Transmitidas por Alimentos – DTAs

As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) são consideradas um grupo de enfermidades que surgem após a ingestão de alimentos contaminados por agentes patogênicos, como vírus, bactérias, parasitas ou toxinas.

Quando uma pessoa é contaminada por alguma dessas doenças, ela pode ter uma série de sintomas, desde leves desconfortos gastrointestinais até complicações mais graves que, em alguns casos, podem até ser fatais.

Continue a leitura deste artigo para entender mais sobre as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) e conferir nossas dicas de como oferecer alimentos mais seguros e de qualidade para os seus clientes!

Conhecendo mais sobre as Doenças Transmitidas por Alimentos

As DTAs podem ocorrer devido à contaminação dos alimentos em qualquer estágio, desde a produção até o consumo, o que inclui a manipulação inadequada, o processamento, o armazenamento e também a preparação dos alimentos.

Entre os mais comuns agentes causadores das DTAs estão:

  • Salmonella;
  • Escherichia coli (E. coli);
  • Staphylococcus aureus;
  • Giárdia;
  • Cryptosporidium, entre outros.

Como prevenir as Doenças Transmitidas por Alimentos em seu estabelecimento?

A prevenção das DTAs em restaurantes e estabelecimentos alimentícios é crucial para garantir a segurança e saúde dos seus clientes.

Por isso, aqui vão algumas dicas práticas para que você possa minimizar o risco de contaminação em seu estabelecimento e proporcionar uma experiência gastronômica segura.

Treinamento da equipe

Ofereça treinamentos recorrentes e abrangentes sobre segurança dos alimentos para todos os seus colaboradores.

Neles, inclua instruções sobre a manipulação correta dos alimentos, higiene pessoal, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas e uniformes, e procedimentos de limpeza.

Higiene pessoal

Reforce aos seus colaboradores a importância da lavagem adequada das mãos antes e depois de manusear os alimentos, após utilizar o banheiro e sempre que for necessário.

Controle de temperatura

Monitore regularmente as temperaturas de armazenamento e refrigeração dos alimentos. Além disso, garanta que os alimentos sejam cozidos a temperaturas seguras para eliminar microrganismos patogênicos.

Contaminação cruzada

Separe rigorosamente alimentos crus de cozidos para evitar a contaminação cruzada e utilize tábuas de corte e utensílios diferentes para alimentos crus e prontos para o consumo.

Armazenamento adequado

Rotule e armazene os alimentos de acordo com as validades e temperaturas apropriadas para evitar doenças transmitidas por alimentos.

Compra consciente de insumos

Escolha fornecedores confiáveis e certificados que sigam os padrões de segurança dos alimentos e sempre verifique a qualidade dos produtos recebidos. Rejeite qualquer item que pareça estar comprometido.

Limpeza e sanitização

Outro ponto fundamental para evitar as DTAs é implementar procedimentos de limpeza regular para equipamentos, superfícies de preparo e áreas de armazenamento dos alimentos.

Lembre-se de utilizar produtos de limpeza apropriados e seguir as instruções do fabricante.

Inspeções regulares

Realize inspeções regulares nas instalações para garantir a conformidade com os padrões de segurança dos alimentos e mantenha um registro detalhado de todas as práticas adotadas.

Plano de emergência

Por fim, desenvolva um plano de emergência para lidar com possíveis surtos de DTAs em seu estabelecimento.

Esteja preparado para notificar as autoridades de saúde e colaborar em investigações.

Conte com a FF Assessoria

Com as práticas de segurança dos alimentos, seu estabelecimento pode reduzir significativamente o risco das doenças transmitidas por alimentos e, com isso, promover um ambiente mais seguro e saudável para os consumidores.

Precisa de ajuda para implementação e treinamento das Boas Práticas de Fabricação e Manipulação em seu restaurante? Entre em contato conosco e conte com a nossa consultoria!

Você vai gostar de ler: