As tábuas de corte são utensílios essenciais na cozinha, principalmente nas comerciais, e é preciso ter muito cuidado com elas, já que o uso inadequado e a falta de higienização dessas superfícies podem levar à contaminação cruzada e a riscos à saúde dos consumidores.
Para evitar esses problemas, a indústria alimentícia adotou a codificação por cores para as tábuas de corte, além de práticas rigorosas de higienização.
Continue a leitura e saiba mais sobre o uso e higienização correta das tábuas de corte!
Codificação por cores das tábuas de corte
O sistema de codificação por cores é uma prática recomendada para evitar a contaminação cruzada de alimentos.
Cada cor é designada para um tipo específico de alimento, garantindo que os mesmos utensílios não sejam usados para diferentes tipos de alimentos, o que poderia transferir bactérias nocivas de um alimento para outro.
Entenda um pouco mais sobre como é feita essa codificação.
Vermelha
Usada exclusivamente para carnes cruas. As carnes cruas podem conter bactérias como Salmonella e Escherichia coli, que são perigosas se transferidas para outros alimentos.
Amarela
Destinada às aves cruas. O frango, por exemplo, é conhecido por ser um vetor comum de Salmonella.
Azul
Reservada para peixes e frutos do mar. Estes alimentos têm bactérias específicas que precisam ser controladas.
Verde
Usada para vegetais e frutas. Isso ajuda a manter os produtos frescos longe de contaminantes de origem animal.
Branca
Utilizada para produtos lácteos e panificados. Ideal para evitar a mistura de alergênicos de outros alimentos.
Marrom
Designada para carnes cozidas. Manter os alimentos cozidos separados dos crus é essencial para evitar a recontaminação.
Higienização das tábuas de corte: como fazer?
A higienização das tábuas de corte é vital para garantir a segurança dos alimentos e para prevenir doenças transmitidas por alimentos. A higienização inadequada pode resultar na proliferação de bactérias e outros patógenos, colocando em risco a saúde de quem consome os alimentos preparados.
Lavagem inicial
Após cada uso, lave a tábua de corte com água, preferencialmente, quente e detergente. Use uma escova de cerdas duras para remover resíduos de alimentos que possam estar presos na superfície.
Desinfecção
Para desinfetar a tábua, você pode usar uma solução de água sanitária diluída (uma colher de chá por litro de água). Deixe a solução agir na tábua por alguns minutos antes de enxaguar bem com água quente.
Secagem
Deixe a tábua secar completamente, ao ar livre, na posição vertical e em um suporte próprio para tábuas. O armazenamento de tábuas úmidas pode levar ao crescimento de mofo e bactérias.
Manutenção regular
Inspecione regularmente as tábuas de corte para identificar sinais de desgaste, como fissuras ou ranhuras profundas. Tábuas danificadas devem ser substituídas, pois essas áreas podem abrigar bactérias que são difíceis de eliminar.
Uso de tábuas diferentes
Mesmo com a correta higienização das tábuas de corte, é uma boa prática manter tábuas separadas para diferentes tipos de alimentos, conforme a codificação por cores mencionada. Isso reduz ainda mais o risco de contaminação cruzada.
Higienização extra
Para uma higienização extra, tábuas de corte de plástico podem ser colocadas na máquina de lavar louça, que utiliza água quente e detergentes poderosos para uma limpeza profunda.
Treine sua equipe de cozinha rotineiramente para que essas normas sejam sempre cumpridas e seu restaurante garanta a higienização das tábuas de corte de forma adequada e segura.
Conte com a nossa equipe para organização dos seus processos internos e para o treinamento dos seus colaboradores quanto às boas práticas de manipulação de alimentos. Entre em contato conosco!