Rotulagem de alimentos: para que serve o selo lupa nos rótulos?

A rotulagem de alimentos exerce um papel importantíssimo na informação aos consumidores sobre o conteúdo dos produtos que estão adquirindo e, portanto, merece muita atenção e cuidado.

Entre os diversos elementos que encontramos nos rótulos, o selo lupa é mais uma ferramenta essencial para garantir que os consumidores façam escolhas informadas e saudáveis. Se você quer saber mais sobre o significado e a importância do selo lupa na rotulagem dos alimentos, continue a leitura deste artigo!

O que é o selo lupa?

Quando a quantidade de açúcar adicionado, gordura saturada e sódio presente em 100g ou 100ml de produto for superior à recomendada pela Anvisa, é obrigatória a presença do selo lupa na parte superior frontal do rótulo.

Este selo serve como um alerta sobre o alto teor desses ingredientes nos alimentos, que são prejudiciais à saúde, e deve vir em letras pretas, com tamanho de 6 a 10 e estampadas em fundo branco.

Benefícios da rotulagem com selo lupa

Facilita a escolha saudável

O selo lupa permite que os consumidores identifiquem rapidamente quais alimentos possuem o alto teor dos açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio, pois, quando consumidos em excesso, de acordo com evidências científicas, estão relacionados com maior risco de obesidade e doenças crônicas, como diabetes e problemas cardiovasculares.

Promove a saúde pública

Por facilitar o acesso e entendimento das informações nutricionais dos alimentos, o selo lupa contribui para a promoção de hábitos alimentares mais saudáveis e para a prevenção de doenças relacionadas à alimentação.

Estímulo à indústria alimentícia

A presença do selo lupa na rotulagem de alimentos também pode ser uma forma de incentivar as empresas a reformular seus produtos, buscando reduzir os teores desses ingredientes que são considerados prejudiciais à saúde.

Prazo para adaptação da nova rotulagem

Depois de anos de estudos e discussões, a Anvisa aprovou essa e outras alterações nas rotulagens de alimentos em outubro de 2020. A resolução entraria em vigor após 24 meses da publicação das normas, porém, as empresas de menor porte teriam um adicional de 12 meses para adequação dos produtos e bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis.

Com o término dos prazos, a Justiça Federal de São Paulo concedeu medida liminar na ação civil pública apresentada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) contra a Anvisa em relação à prorrogação dos prazos para rotulagem com o selo lupa.

Dessa forma, a indústria de alimentos tem um prazo de dois meses para adicionar o selo nos rótulos de seus produtos, garantindo, assim, o direito dos consumidores de serem informados corretamente sobre os ingredientes presentes nos alimentos e de poderem fazer escolhas mais conscientes.

O não cumprimento dessas normas é considerado infração sanitária, sendo passível de advertência, multa, inutilização e interdição dos produtos.

Conte com a FF Assessoria

Como você pôde perceber, a rotulagem de alimentos desempenha um papel importante na promoção da saúde pública e, por isso, é essencial que você adeque seus alimentos às novas regras.

Caso você tenha dúvidas sobre esse assunto e precise de ajuda para garantir a conformidade dos seus rótulos, conte com a FF Assessoria.

Nossa equipe está pronta para fornecer orientações detalhadas sobre como criar rótulos claros, informativos e em conformidade com as regulamentações vigentes. Entre em contato conosco!

Você vai gostar de ler: