Podemos definir o Procedimento Operacional Padrão (POP) como um tipo de documento onde todas as práticas e atividades de uma empresa são descritas. Nele serão detalhados não somente os serviços, mas também como eles serão feitos, quando e por quem.
Um dos principais focos de uma empresa é manter a qualidade de seus produtos e serviços, ou seja, a padronização determina a qualidade da organização e, nesse sentido, o POP tem por objetivo diminuir as chances de erros e a insatisfação dos clientes por não receber o produto ou serviço de boa qualidade.
Qualidade e padronização estão interligadas e, por isso, todos os processos executados dentro da empresa precisam ter uma maneira padrão de serem feitos. Dessa forma, é mais fácil gerenciar a cadeia produtiva e também treinar os colaboradores. No mais, quando há um POP, mesmo que haja troca de funcionários, o colaborador novato terá mais chance de entender e executar o serviço.
Continue a leitura deste artigo para conhecer mais sobre o Procedimento Operacional Padrão (POP) e como elaborar um para o seu estabelecimento!
Principais características do Procedimento Operacional Padrão
Antes de começar a elaborar um POP, entenda quais são suas principais características e o que não pode faltar no documento. A principal característica desse documento é que a excelência operacional aconteça na empresa e, para isso, ele precisa garantir:
- Treinamento da equipe;
- Comunicação clara e precisa;
- Equipe bem direcionada, que seja capaz de executar as tarefas mesmo sem supervisão dos gestores;
- Previsibilidade de resultados;
- Definição muito clara dos papéis e das tarefas de cada um;
- Aumento da produtividade e otimização do tempo;
- Redução dos acidentes de trabalho;
- Maior competitividade da empresa no mercado.
Como elaborar um Procedimento Operacional Padrão?
Como não existe um formato oficial, o POP pode adotar uma estrutura própria, seguindo, como parâmetros, as etapas abaixo:
- Escolha um nome para o documento;
- Defina os objetivos;
- Estruture a formatação do documento. De modo geral, três modelos de POP são utilizados: formato simples – os procedimentos são descritos de forma curta e fácil; formato hierárquico – descreve as etapas principais e em seguida as tarefas menores; formato de fluxograma – mapeia visualmente os procedimentos e os possíveis resultados;
- Busque referências e apoio em outros documentos, manuais ou normas;
- Liste as tarefas e o nome de quem as executará;
- Descreva o passo a passo de cada procedimento;
- Aponte as ações corretivas necessárias, caso algum processo não saia como o desejado.
Lembre-se de que o Procedimento Operacional Padrão (POP) é um documento e, como tal, necessita da validação de um superior. Além disso, ele deve ser elaborado com muita atenção, assim, a assessoria de um especialista pode ser fundamental para que ele seja perfeito para sua empresa.
A FF Assessoria Nutricional e Sanitária conta com profissionais experientes nesse tipo de documento e nossa equipe está à sua disposição para te ajudar na elaboração do POP, garantindo mais eficiência para o seu estabelecimento, padronização dos processos e produtos e serviços com muito mais qualidade.
Entre em contato conosco!